28 de fev. de 2019

Encontro Campanha da Fraternidade 2019


Fraternidade e Politicas Publicas / Serás Libertado pelo direito e pela justiça.

Oração

Leitura: O Senhor não faz distinção das pessoas.
Deuteronômio 10:17-18

Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
1Samuel 16:7

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Tema: Leitura do Livro Campanha da fraternidade


História para Reflexão:     “Vilarejo da Desesperança”. 

O local possui todo tipo de problemas, mas o pior deles é a falta de água e, com isso, a escassez de alimento. Em um determinado momento da história, um personagem da cidade grande, o Emanuel, chega àquele lugar. Ele observa tudo atentamente e se compadece com o sofrimento daquelas pessoas. Ele vê também uma criança que não tem sapatos, e por este motivo, vai à escola descalça. Emanuel conversa com as pessoas para saber do que elas precisam, e sai em busca de ajuda. Dias depois ele retorna ao vilarejo com um grupo de 12 pessoas que o ajudam a “reconstruir” aquele local. Eles cavam poços artesianos para as famílias e ajudam as pessoas a plantar suas hortas. Todos estão radiantes de alegria por terem água e por saber que agora podem plantar tudo o que quiserem, pois, a seca não matará as sementes. Emanuel tira de uma sacola um par de tênis e entrega para a criança. No fim, todos estão tão felizes que mudam o nome do local para “Vilarejo da Esperança”.
(No fim da história, converse com as crianças sobre a importância de conhecer como vivem as pessoas ao nosso redor e do quanto é importante ajudar os necessitados.)


Quais são os direitos e deveres de um cidadão? 

Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática.

O que é ECA e qual a sua finalidade?

Tem como finalidade precípua zelar para que as crianças e os adolescentes tenham acesso efetivo aos seus direitos, ou seja, sua finalidade é zelar, é ter um encargo social para fiscalizar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos 
O Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA é um conjunto de normas que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. A Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, é o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e de adolescentes.

Quais os direitos do ECA?

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda 
O ECA garante que todas as crianças e adolescentes, independentemente de cor, etnia ou classe social, sejam tratados como pessoas que precisam de atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e serem adultos saudáveis.

O que é um direito e um dever?

Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática.

Direitos e deveres
- Tratamento especializado em caso de dependência química;
- Direito à liberdade e dignidade (ir e vir, brincar, opinar);
- Receber educação sem tratamentos cruéis ou lesões;
- Criação em adequado ambiente familiar; 
- Direito ao acesso à escola pública e gratuita, e em casos de portadores de deficiência, receber atendimento educacional especializado.
- Direito de participação em programações de cultura, esporte e lazer.
- Direito à proteção relacionada ao trabalho, sendo proibido a menores de quatorze anos. 
- Direito à profissionalização;
- Receber respeito como cidadão. 
⇒ Deveres:
- Respeitar pais e responsáveis;
- Frequentar e cumprir carga horária escolar;
- Respeitar educadores e funcionários;
- Respeitar ao próximo e suas diferenças (cor, religião, classe social);
- Ser participante de atividades familiares e comunitárias;
- Dever de preservar e manter limpos ambientes e espaços públicos.
- Conhecer e cumprir regras estabelecidas (usar uniforme escolar, por exemplo);
- Não acessar locais não permitidos em questões de limitação de idade;
- Fazer atividades escolares, tirar dúvidas com professores.
- Respeitar horários estabelecidos para crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário