1 de nov. de 2019

DIA DE TODOS OS SANTOS


Dia - 01 de Novembro

Todos os Santos

"Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, detodas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Trono ediante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão."

A visão narrada por são João Evangelista, no Apocalipse,fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje. A Igreja de Cristo possuimuitos santos canonizados e a quantidade de dias do calendário não permite queeles sejam homenageados com exclusividade. Além desses, a Igreja tem, também,muitos outros santos sem nome, que viveram no mundo silenciosamente e nanulidade, carregando com dignidade a sua cruz, sem nunca ter duvidado dosensinamentos de Jesus.

Enfim, santos são todos os que foram canonizados pela Igrejaao longo dos séculos e também os que não foram e nem sequer a Igreja conhece onome e que nos precederam em vida na terra perseverando na fé em Cristo.

Portanto, são mesmo multidões e multidões, porque para Deusnão existe maior ou menor santidade. Ele ama todos do mesmo modo. O que vale éo nosso testemunho de fidelidade e amor na fé em seu Filho, o Cristo, e quesomente Deus conhece.

Como mesmo entre os canonizados muitos santos não têm um diaexclusivo para sua homenagem, a Igreja reverencia a lembrança de todos, até ossem nome, numa mesma data. A celebração começou no século III, na Igreja do Oriente,e ocorria no dia 13 de maio.

A festa de Todos os Santos ocorreu pela primeira vez emRoma, no dia 13 de maio de 609, quando o papa Bonifácio IV transformou oPanteão, templo dedicado a todos os deuses pagãos do Olimpo, em uma igreja emhonra à Virgem Maria e a Todos os Santos.

A mudança do dia começou com o abade inglês Alcuíno de York,professor de Carlos Magno, perto do ano 800. Os pagãos celtas entendiam o dia1o de novembro como um dia de comemoração que anunciava o início do inverno.Quando eles se convertiam, queriam continuar com a tradição da festa. Assim, aveneração de Todos os Santos lembrando os cristãos que morreram em estado degraça foi instituída no dia 1o de novembro.

O papa Gregório IV, em 835, fixou e estendeu para toda aIgreja a comemoração em 1o de novembro. Oficialmente, a mudança do dia da festade Todos os Santos, de 13 de maio para 1o de novembro, só foi decretada em1475, pelo do papa Xisto IV. Mas o importante é que a solenidade de Todos osSantos enche de sentido a homenagem de Todos os Finados, que ocorre no diaseguinte.

Catequese da igreja

O desejo maior da igreja ao instituir a festa e a devoção a Todos os Santos é chamar a todos os fiéis para o seguimento de Cristo Jesus, buscando inspiração no exemplo de Todos os Santos e Santas de todos os tempos, sejam eles conhecidos ou não. Esta comemoração leva todos os fiéis a se lembrarem de que são chamados à santidade, mesmo que, e principalmente, levem uma vida oculta e desconhecida. O que importa é viver a santidade, pois assim, o mundo será melhor.

Comunhão de Todos os Santos

A festa de Todos os Santos nos trás também uma outra convicção não menos importante: o fato de que vivemos a Comunhão dos Santos. Isto que dizer que os fiéis que ainda estão neste mundo, recebem a intercessão de Todos os Santos que estão no céu. Tanto nós, que estamos na terra, quanto aqueles que já estão no céu, fazemos parte de um só corpo: o Corpo Místico de Cristo. Todos os Santos, que já estão na glória de Deus, querem que nós também alcancemos a vitória e o bem supremo, que é a vida eterna na presença maravilhosa de Deus.

Oração a Todos os Santos

Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas. Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.

Vida Celebrada - Formação Litúrgico Catequética

Nenhum comentário:

Postar um comentário